sexta-feira, 30 de julho de 2010

Drenagem Linfática Manual: Emagrece?

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem lenta, ritmada e sutil realizada sobre a pele e tecidos adjacentes.
Trata-se de uma técnica que visa redução do edema residual advindo de um processo traumático como o pós-cirúrgico ou decorrente de alteração hormonal (mais freqüênte hipotireoidismo).
Por que as pessoas questionam se tal técnica emagrece? Por que dia pós dia pessoas vem até mim procurando como uma solução para emagrecer a Drenagem???

Isso se justifica por que de certa forma, a pessoa que tem um edema residual ou acúmulo de líquidos interticiais acaba aumentando suas medidas, e muitas vezes até o seu peso corporal, porém não se trata de gordura e sim de líqüidos retidos... A Drenagem Linfática como uma técnica que atua no carreamento e excreção de tais líqüidos, conseqüêntemente atua também na redução das medidas corporais e no peso.

Erroneamente, as pessoas que tiveram amigas, familiares e afins que emagreceram com a drenagem acham que vão emagrecer também, porém a pessoa deve ser muito bem avaliada por um profissional, no intuito de se destinguir se ela tem ou não retenção hídrica, ao contrário, se for apenas acúmulo de adiposidades (gordurinhas) ela irá se decepcionar com o tratamento pois o mesmo não terá resultado positivo!

Um comentário:

  1. Tive um excelente resultado com a drenagem linfática, realizada pela fisioterapeuta Cristiane Tavares. Ela além de talentosa e com grande bom humor e profissionalismo, sabe muito bem aliar seu tratamento manual com produtos de excelente qualidade. Além de dar dicas de como o paciente pode contribuir e potencializar o tratamento, através da alimentação balanceada e exercícios físicos. Eu indico!!

    ResponderExcluir